Judas em sua carta convoca os seus leitores “a batalhar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos”(v.3). Na historia da Igreja cristã coube aos apologistas e aos polemistas tal incumbência, visto que a igreja sempre esteve rodeada de inimigos. Os inimigos eram tanto externos como internos. Os judaísmo, o Estado, as filosofias pagãs eram inimigos externos que buscavam de todas as formas barrar o avanço da igreja questionando sua mensagem. Se não bastasse os ataques que vinham de fora, dentro da igreja levantavam-se questões que poderiam de certa forma minar o caminho da igreja, corrompendo assim a sua fé. Os apologetas portanto eram defensores da fé contra os ataques de fora, e os polemistas tentavam corrigir os equívocos internos da igreja. Chesterton foi um exemplo de apologeta. Ele conseguiu expor de forma concisa o pensamento cristão, defendendo a ortodoxia não como uma coisa “pesada e enfadonha” mas como algo estimulante.
Ao terminar a leitura desta obra cheguei a seguinte conclusão - Precisamos de Apologetas hoje! Veja bem. Temos um grande numero de pessoas que se auto-proclamaram Apologetas, defensores da sã doutrina, mas que para mim não passam de escarnecedores, gente patética que acaba complicando ainda mais a caminhada da igreja nos nossos dias. Chesterton era firme nas suas posições (afinal ele era um apologeta) mas ao mesmo tempo ele era respeitoso, cortes com os seus “inimigos”. Pare um pouco para ler o que anda sendo publicado nos blogs apologéticos da vida (um exemplo posso te dar - genizah, para mim a coisa mais patetice que existe). Veja a falta de respeito no lidar com aquele que pensa diferente. Isso não é ser apologeta, isso é ser fariseu.
Que os apologetas de araque dos nossos dias parem um pouco o desserviço que estão prestando a igreja e aprendam um pouco o que é ser realmente um defensor da ortodoxia com o nosso querido Chesterton.
Com vocês as notas de leitura.
- A chatice, todavia, me livra da acusação que mais lamento, a acusação de ser superficial.
- Eu sou o homem que com a máxima ousadia descobriu o que ja fora descoberto antes.
- Tentei fundar uma heresia só minha; e quando lhe dei o ultimo acabamento descobri que era a ortodoxia.
- Quando a palavra ortodoxia é usada aqui, ela significa o Credo dos Apóstolos, como era entendido por todos os que se chamavam cristãos ate pouco tempo atras e a conduta histórica daqueles que adoptavam esse credo.
- Aceitar tudo é um exercício, entender tudo é uma tensão. O poeta apenas deseja a exaltação e a expansão, um mundo em que ele possa se expandir. O peta apenas pede para por a cabeça nos céus. O lógico é que procura por os céus dentro de sua cabeça.
- O louco é um homem que perdeu tudo excepto a razão.
- Enquanto se tem um mistério se tem saúde, quando se destrói o mistério se cria a morbidez.
- Hoje em dia a parte humana que o homem afirma é exactamente a parte que não deveria afirmar. A parte que ele duvida é exactamente a parte de que não deveria duvidar - a razão divina.
- A evolução ou é uma descrição cientifica inocente de como certas coisas terrenas aconteceram, ou então, se for algo mais do que isso, é um ataque contra o próprio pensamento. Se ha uma coisa que a evolução destrói, essa coisa não é a religião, mas sim o racionalismo.
- Está na hora de abandonar a busca de perguntas e empreender a busca de respostas.
- Portanto, o homem moderno em estado de revolta tornou-se praticamente inutil para qualquer proposito da revolta. Rebelando-se contra tudo, perdeu o direito de rebelar-se contra qualquer coisa especifica.
- ...o coração deve estar preso a coisa certa, a partir do momento em que temos o coração preso temos liberdade para as mãos.
- É o mal extremo e absoluto, a recusa de interessar-se pela existência, a recusa de fazer um juramento de lealdade a vida. O homem que mata um homem, mata um homem. O homem que se mata, mata todos os homens, no que lhe di z respeito, ele elimina o mundo.
- Em outras palavras, o mártir é nobre, exactamente porque ele confessa esse supremo laço com a vida, coloca o coração fora de si mesmo, morre para que alguma coisa viva. O suicida é ignóbil porque não tem esse vinculo com a existência, ele é meramente um destruidor. Espiritualmente ele destrói o universo. E depois me lembrei da estaca e da encruzilhada, e o estranho fato de que o cristianismo mostrara esse rigor incomum para com o suicida. Pois o cristianismo mostrara um ardente incentivo ao martírio.
- Portanto, quando se trata de uma resposta histórica, o ponto básico não é saber se essa resposta foi dada no nosso tempo, mas se foi dada em resposta a nossa pergunta. E quanto mais eu pensava sobre quando e como cristianismo surgira no mundo, tanto mais eu sentia que, de fato, viera para responder a essa pergunta.
- Dentre todas as religiões horríveis, a mais horrível é a adoração do deus interior.
- O cristianismo veio ao mundo acima de tudo para afirmar com veemência que o homem não só não devia olhar para dentro, mas devia olhar para fora, contemplar com assombro e entusiasmo uma companhia divina e um capitão divino. O único prazer de ser cristão era que o homem não ficava sozinho com a luz interior, mas definitivamente reconhecia uma luz exterior, bela como o sol, clara como a lua, formidável como um exercito com bandeiras.
- Deus havia escrito não exactamente um poema, mas antes uma peca, uma peça que planejara a perfeição, mas que tinha necessariamente legado a actores e directores humanos, que a partir daquele tempo a transformaram numa grande confusão.
- Eu acreditava nessa doutrina da fraternidade de todos os homens na posse do senso moral, e ainda acredito nisso - junto com outras coisas.
- A doutrina crista detectou as esquisitices da vida. Ela não apenas descobriu a lei, mas previu a excepções.
- Essa é a emocionante aventura da Ortodoxia. As pessoas adquiriram o tolo costume de falar de ortodoxia como algo pesado, enfadonho e seguro. Nunca houve nada tão perigoso ou tão estimulante como a ortodoxia. Ela foi a sensatez, e ser sensato é mais dramático que ser louco. Ela foi o equilíbrio de um homem por trás de cavalos em louca disparada, parecendo abaixar-se para este lado, depois para aquele, mas em cada atitude mantendo a graça de uma escultura e a precisão da aritmética.
- A igreja ortodoxa nunca tomou a rota fácil ou aceitou as convenções, a igreja ortodoxa nunca foi respeitável. Teria sido mais fácil ter aceitado o poder terreno dos arianos. Teria sido mais fácil, durante o calvinista século XVII, cair no abismo infinito da predestinação. É fácil ser louco, é fácil ser herege. É sempre fácil deixar que cada época tenha a sua cabeça, difícil é não perder a própria cabeça.
- É sempre simples cair, ha um numero infinito de ângulos para levar alguém a queda, e apenas um para mante-lo de pé. Cair em qualquer um dos modismos, do agnosticismo a ciência crista, teria de fato sido obvio e sem graça. Mas evita-los a todos tem sido uma estonteante aventura e na minha visão a carruagem celestial voa esfuziante atravessando as épocas. Enquanto as monótonas heresias estão esparramadas e prostradas, a furiosa verdade cambaleia mais segue de pé.
- Nietzsche sempre se evadia de uma questão usando uma metáfora física, como um jovial poeta menor. Ele dizia “alem do bem e do mal” porque não tinha a coragem de dizer “melhor que o bem e o mal” ou “pior que o bem e o mal”.
- No mundo superior o inferno uma vez se rebelou contra o céu. Mas neste mundo o céu esta se rebelando contra o inferno.
- A essência de todo panteísmo, evolucionismo e religião cósmica moderna esta realmente nesta proposição: que a natureza é a nossa mãe. Infelizmente, se voce considerar a natureza como mãe, vai descobrir que ela é madrasta. O ponto principal do cristianismo era este: que a natureza não é a nossa mãe: a natureza é nossa irmã. Podemos sentir orgulho de sua beleza, uma vez que temos o mesmo pai, mas ela não tem autoridade sobre nós, temos de admira-la, não de imita-la.
- O homem precisa ter a medida exacta e suficiente de fé em si mesmo para ter aventuras, e ter a medida exacta e suficiente de duvida de si mesmo para desfruta-las.
- O cristianismo pronunciou-se de novo e disse: Eu sempre afirmei que os homens eram naturalmente reincidentes no erro, que a virtude humana por sua própria natureza tendia a enferrujar e corromper-se, eu sempre afirmei que os seres humanos como tais cometem erros , especialmente os seres humanos felizes, especialmente os seres prósperos e orgulhosos. Essa revolução eterna, essa suspeita sustentada ao longo dos séculos, voce a chama de doutrina do progresso. Se voce fosse um filosofo, voce a chamaria, como eu, de doutrina do pecado original. Voce pode chama-la de avanço cósmico tanto quanto voce quiser, eu a chamo o que ela é - A Queda.
- Pois desde o inicio ela manteve que o perigo não estava no meio em que vive o homem, mas sim no homem.
- O cristianismo mesmo quando diluído, é forte o suficiente para reduzir toda a sociedade moderna a trapos.
- Um milagre significa apenas a liberdade de Deus.
- Em vez de examinar livros e quadros sobre o novo testamento, examinei o próprio novo testamento. Ali descobri um relato que absolutamente não mostrava uma pessoa de cabeleira partida ao meio ou de mãos entrelaçadas um gesto de suplica, mas mostrava um ser extraordinário com lábios de trovão e atos terrivelmente decididos, que derrubava mesas, expulsava demónios, passava com o bravio sigilo do vento do isolamento, da montanha para uma espécie de medonha demagogia, um ser que muitas vezes agia como um deus irado - e sempre como um deus.
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