sexta-feira, 10 de abril de 2015

NOTAS DE LEITURA - O QUE É UMA IGREJA SAUDÁVEL, Mark Denver



  • Os pastores das igrejas comparecerão diante de Deus e prestarão contas pela maneira como guiaram suas congregações. No entanto, cada um de nós que somos discipulos do Senhor Jesus Cristo prestará contas de havermos ou não congregado regularmente na igreja, estimulado a igreja ao amor e ás boas obras e lutado para manter o ensino correcto da esperança do evangelho. 
  • Um cristão é alguém que, antes de tudo, foi perdoado de seu pecado e reconciliado com Deus, o Pai, por meio de Jesus Cristo. Isso acontece quando a pessoa se arrepende de seus pecados e coloca sia fé na vida perfeita, na morte substitutiva e na restauração de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 
  • O novo testamento nunca retrata o cristão como alguém que existe fora da comunhao da igreja por muito tempo. A igreja não é realmente um lugar. É um povo - o povo de Deus em Cristo. 
  • Uma pessoa que continua a viver alegremente na injustiça faz-nos duvidar se ela realmente possui a justica de Cristo. 
  • Excepto em raras circunstancias, um verdadeiro cristão edifica sua vida na vida de outros por meio da comunhão de uma igreja local. Ele sabe que ainda não chegou lá. Ainda é um ser caído e necessita da responsabilidade e da instrução daquele corpo de pessoas chamado igreja. E essas pessoas necessitam dele. 
  • A sua igreja falha em atender suas expectativas em termos do que ela faz, bem como em seguir ou não o que a Biblia diz sobre a liderança eclesiástica? Se isso está acontecendo, lembre-se de que ela é um grupo de pessoas que está crescendo na graça. 
  • “Eu conheço a vaidade do seu coração e umas das coisas que vai atingi-lo profundamente é que a congregação, que lhe foi confiada, é muito pequena, principalmente quando voce a compara as congregações dos seus irmãos ao seu redor. Mas sinta-se seguro em uma palavra vinda de um homem idoso e experimentado. Quando estiver perante Cristo, prestando conta dessa congregação que recebeu, lá o trono do julgamento, voce saberá que recebeu o suficiente.” John Brown (Pastor do séc.XIX falando a um de seus alunos recém-ordenado em uma pequena igreja)
  • Rogo a Deus que nós, pastores, reconheçamos cada vez mais a nossa responsabilidade solene, pelos rebanhos específicos sobre os quais Deus nos tornou co-pastores. 
  • Uma igreja saudável não é uma igreja perfeita e impecável. Ela não resolveu todos os problemas. Pelo contrário, é uma igreja que se esforça continuamente para ficar ao lado de Deus na luta contra os desejos ímpios e os enganos do mundo, de nossa carne e do diabo. É uma igreja que procura se conformar sempre a palavra de Deus. 
  • O homem não é formado segundo cada outro homem. Ele é formado segundo a imagem de Deus. Ele é o único que reflecte a Deus ou se parece com ele. 
  • Esse filho amado, em que o Pai teve prazer, submeteu-se completamente ao governo ou ao reino de Deus. 
  • Ouvindo e seguindo a Palavra de Deus, reflectimos a imagem e manifestamos o carater e a glória de Deus, como embaixadores de um rei. 
  • A igreja acha a sua vida a medida que ouve a palavra de Deus. 
  • O compromisso com a pregação expositiva é um compromisso de ouvir a Palavra de Deus. 
  • Se um pregador exorta a igreja pregando uma passagem bíblica em seu contexto- por meio de uma pregação cujo ensino principal da passagem é o ensino primordial do sermão - tanto ele como a igreja acabarão ouvindo as coisas de Deus que o pregador não tencionava dizer, quando a principio se assentou para estudar e preparar o sermão. 
  • Pregar é elemento fundamental do pastorado. 
  • A igreja primitiva se expressou nestes termos: nas coisas essenciais, unidade, nas coisas nao essenciais, diversidade, em todas as coisas, amor. 
  • A suprema acusação que voce pode trazer contra uma igreja...é que ela não tem paixão nem compaixão pelas almas humanas. Uma igreja é nada mais do que um clube ético, se não transborda seu amor para com as almas perdidas e não sai para leva-las ao conhecimento de Jesus Cristo. 
  • A conversão não é recitar um credo. Não é fazer uma oração. Não é um dialogo. Não é tornar-se um ocidental. Não é alcançar certa idade, assistir uma aula ou passar por algum ritual de maturidade. Não é uma jornada em que todos estão dispersos em diferentes pontos ao longo do caminho. Antes, a conversão é tornar-nos, com toda a nossa vida, da auto-justificação de Cristo, do domínio do ego para o governo de Deus, da adoração aos idolos para a adoração a Deus. 
  • A mudança que todo ser humano necessita é tão radical, tão profunda em nosso ser, que somente Deus pode realiza-la. 
  • Um entendimento correcto da conversão se expressará nas expectativas da igreja quanto aos novos membros. A admissão não será imediata. Talvez a igreja ofereça uma classe de novos membros. Um testemunho será exigido, bem como uma explicação do evangelho por parte do membro em perspectiva. 
  • O que é uma igreja doente? É uma igreja em que os sermões retornam frequentemente a clichés e repetições. E, pior do que isso, elas se tornam moralistas e centralizadas no homem, e o evangelho é remodelado em pouco mais do que uma mensagem espiritual de “auto-ajuda”. A conversão é vista como um ato da decisão humana. Em diferente aspectos, de mal a pior, a cultura da igreja é indistinguivel da cultura secular que a circunda. 
  • Uma evidencia de que uma igreja pode não ter um entendimento biblico da conversão e da evangelização é esta: o numero de membros é bem maior do que o numero dos que participam dos cultos. 
  • Mais uma marca importante de uma igreja saudável é o entendimento e a prática bíblica da evangelização. O único crescimento verdadeiro é o crescimento que vem de Deus, por meio do seu povo. 
  • Uma igreja saudável anela receber e admitir pessoas que professem fé, como instruíram os autores do Novo Testamento. Ou seja, ela anela ter um entendimento bíblico da membresia. 
  • Quando uma pessoa está sempre ausente a sanção da igreja é, no melhor, insensata e, no pior, desonesta. 
  • A disciplina contribui para que a igreja que vive dentro dessa fronteira permaneça fiel aquelas coisas que, em primeiro lugar, são a causa do estabelecimento da linha de separação. Dá significado a membresia da igreja, além disso, é outra marca importante de uma igreja saudável. 
  • No sentido mais estrito, é o ato de excluir da membresia e da comunhão na ceia do Senhor alguem que confessa ser um cristão e está envolvido em pecado grave e pertinaz - pecado que ele recusa abandonar. 
  • É uma tentativa de polir o espelho e remover qualquer mancha. Por que devemos praticar a disciplina? Para que o carater santo e amoroso de Deus apareça com mais clareza e resplandeça com mais intensidade. 
  • Se as igrejas esperam ter algo a dizer a respeito de como os cristãos vivem, elas terão de dizer algo a respeito de como os cristãos não vivem. 
  • Permita-me apresentar o que creio seja uma estratégia mais bíblica: guarde cuidadosamente a porta da frente e abra a porta de trás. Em outras palavras, torne mais difícil o unir-se a igreja e mais fácil o ser excluído. Lembre: o caminho da vida é estreito e não largo. Fazendo isso, eu creio, ajudaremos as igrejas a recuperarem a distinção do mundo, conforme planejado por Deus. 
  • Se as igrejas fossem mais cuidadosas no reconhecimento e na recepção de novos membros, teriam, posteriormente, menos ocasiões de praticar a disciplina correctiva. 
  • A igreja tem a obrigação de ser o instrumento de Deus para que as pessoas cresçam na graça. 
  • Deus tem outros propósitos, tal como chamar seu povo a paciência. Nosso foco tem de permanecer na fidelidade e no verdadeiro crescimento espiritual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com a sua participação