quinta-feira, 9 de abril de 2015

IGREJA EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL - NOTAS DE LEITURA



  • Saúde emocional e maturidade espiritual são inseparáveis. Não é possível ser maduro espiritualmente e permanecer emocionalmente imaturo. 
  • A triste verdade é que há pouca diferença, em termos de maturidade emocional e de relacionamentos, entre o povo de Deus dentro da igreja e aquelas pessoas lá fora que afirmam não ter um relacionamento com Jesus Cristo. 
  • Infelizmente, posso me lembrar de inúmeros não cristãos que são mais amorosos, equilibrados e educados do que muitos membros de igreja que conheço. 
  • A saúde geral de qualquer igreja ou ministério depende principalmente da saúde emocional e espiritual da sua liderança. 
  • A minha vida deixou de ser equilibrada, e lentamente comecei a crer que na mentira de que, quanto mais sofresse por Cristo, mais ele me amaria. 
  • Ao mesmo tempo, pude observar como Jesus era capaz de separar-se das expectativas das multidões, da sua familia e dos seus discipulos. Seu relacionamento com o Pai o libertava da pressão das pessoas ao seu redor. Ele não tinha medo de viver sua vida e missão singulares, nem se importava com os planos que outras pessoas tinham para ele. 
  • Quando voce começa o trabalho duro de se tornar um discipulos de Jesus Cristo emocional e espiritualmente maduro, o impacto é sentido a seu redor. 
  • O mais doloroso, talvez seja sua falta de consciência do mal que vem de parecer ser mais do que realmente se é. 
  • Não podemos cultivar uma igreja emocionalmente saudável se nós mesmos não estamos tratando de questões mais profundas da nossa vida. 
  • A amar verdadeiramente a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com toda a força exige que conheçamos não apenas Deus, mas também o nosso interior - a natureza do nosso coração, da nossa alma e da nossa mente. Compreender esse mundo de sentimentos, pensamentos, desejos e esperanças com toda a sua riqueza e complexidade é um trabalho duro. Também exige tempo - muito tempo. 
  • Por isso é preciso empenho, energia, inconveniência, tempo, coragem, solidão e uma sólida compreensão da graça de Deus no evangelho para crescer a semelhança de Cristo. Acredito que essas coisas contribuíram para que a fronteira da saúde emocional fosse tão ignorada na maioria dos discipulados, formações espirituais e modelos de mentoreamento em nossas igrejas e em nossos seminários. Por isso estamos pagando o alto preço do crescimento mirrado e de discípulos superficiais em nossas igrejas. 
  • Aprendi que o jugo de Jesus é suave e seu fardo é leve - mesmo para pastores e lideres. De fato, há uma forma diferente de liderar a igreja. 
  • O mais assustador é a facilidade com que permanecemos em uma ilusão confortável e distorcida da nossa vida. Algo pode não ser verdadeiro, mas estamos tão acostumados que parece ser certo. 
  • Os seres humanos assim como os icebergs tem muitas camadas abaixo da superfície. 
  • Mudamos o nosso comportamento quando a dor de permanecer igual passa a ser maior do que a dor da mudança. 
  • Como alguém pode entrar no mundo de outra pessoa se não entrou no seu próprio mundo? 
  • “Se Deus nos permitisse ver mais do que 1% do nosso pecado, cairíamos mortos!” 
  • O evangelho diz que somos mais imperfeitos do que podemos imaginar. 
  • Na verdade, uma igreja comprometida com a saúde emocional é um lugar confuso. “Esqueletos” saem dos armários, e encaramos os problemas e as tensões directa e honestamente em vez de ignora-los, esperando ou fingindo que desaparecerão de alguma forma. 
  • Excepto em casos raros, a nossa familia é o grupo com mais poder e influencia sobre quem somos hoje. 
  • É importante lembrar de que, embora possamos ter uma disposição para certo comportamento, há outra possibilidade e realidade de “reparentajização” hoje: uma familia espiritual. 
  • Para novos frutos são necessárias novas raízes. 
  • O discipulado, portanto, deve incluir uma reflexão honesta sobre o impacto positivo e negativo da nossa familia de origem, bem como de outras influencias importantes em nosso vida. 
  • “Quando eu era jovem, estava determinado a mudar o mundo. Ao ficar mais velho, percebi que era muito ambição. Então, determinei-me a mudar o meu estado. Quando envelheci ainda mais, percebi que isso também era muita ambição. Então, decidi mudar a minha cidade. Quando percebi que nem isso eu podia fazer, tentei mudar minha familia. Agora que sou um homem velho, sei que que deveria ter começado mudando a mim mesmo. Se tivesse começado comigo mesmo, lograsse êxito em mudar a minha familia, a cidade ou até mesmo o estado e, quem sabe, talvez até o mundo.”
  • Contudo, por mais difícil que seja, cada um de nós na liderança deve perguntar-se repetidas vezes diante de Deus: Quanto da história da minha familia pode estar conduzindo a igreja ou o ministério que Deus confiou aos meus cuidados?
  • Quando voce está em uma reunião com outras seis pessoas, há na verdade muitas outras pessoas invisíveis sentadas a mesa. 
  • A igreja nunca será mais madura que a sua liderança. 
  • Cada ser humano é infinitamente complexo e singular. Nunca compreenderemos completamente toda a profundidade do nosso iceberg. 
  • Não voltamos ao passado apenas para voltar ao passado. Voltamos quando estamos empacados, incapazes de seguir em frente. 
  • A cultura da igreja contemporânea trouxe muito da definição de poder e forca do mundo. Nós olhamos para os prédios, as finanças, o numero de pessoas e grandes receitas para demonstrar a força e o sucesso das nossas igrejas e dos nossos ministérios. 
  • Qual pode ser o seu “dom de um obstáculo” concedido por Deus? 
  • O crescimento de Paulo em Cristo é proporcional a seu crescente senso de fraqueza e pecaminosidade. 
  • O único tipo de pessoa que Deus usa é aquele que não depende dos próprios recursos ou talentos. 
  • ...muitos de nós na liderança estão esforçando-se para agradar as pessoas, alcançar sucesso e sermos reconhecidos. E acabamos perdidos. 
  • Quando preciso de um ministério de determinado tamanho, certa posição e ou determinado salário pata me sentir valorizado, estou perdido. 
  • Pessoas emocionalmente saudáveis também aceitam os seus limites  com a mesma alegria e contentamento e nao tentam se parecer com outras igrejas. 
  • Sempre acreditei que o crescimento numérico era a vontade de Deus para toda igreja local. Mas não é. 
  • A verdade assustadora é que as vezes podemos cruzar os limites que Deus impos e acabar fazendo a obra de Deus sem Deus. 
  • Quando não respeitamos os limites de Deus em nossa vida, geralmente acabamos sobrecarregados, estressados e exaustos. 
  • Maturidade na vida é quando alguém vive com alegria dentro dos limites que Deus lhe impôs. 
  • Muitas vezes, na igreja, são os membros mais exigentes e que mais reclamam que definem as prioridades. Como células cancerosas eles matam as pessoas saudáveis ao invadirem seu espaço. São incapazes de aprender com as experiências e não estão dispostos a mudar. 
  • Pessoas sem limites sentem-se constrangidas a fazer o que os outros querem, mesmo que isso nao seja o que elas querem. Elas tem medo de decepcionar alguém ou de ser criticadas. 
  • Agora, o que me capacita a permanecer fiel em períodos intermediários de desorientação é a verdade poderosa de que Deus usa todas as coisas para o nosso bem, para a sua glória e para o bem dos outros. 
  • Deus transforma o que era mal em algo bom, sem diminuir o horror do mal. 
  • São Basílio, o bispo de Cesaréia, no século IV, escreveu certa vez "Anunciações são frequentes, e encarnações são raras." Em outras palavras, anúncios ousados de que Deus está fazendo ou dizendo, são comuns. As pessoas que seguem o caminho humilde de Jesus são muito mais difíceis de encontrar. Agora entendo porque. É muito mais caro e é francamente contra cultural mesmo entre cristãos.
  • Tornou-se difícil distinguir entre amar as pessoas pelo que elas são ou para usá-las na missão. No entanto, minha ênfase estava em " fazer discípulos" e no crescimento da igreja. Eu precisava de pessoas para responder.
  • Henri Nouwen articulou, creio eu, a luta para muitos de nós que têm a responsabilidade de liderar e servir na igreja de Deus. Uma voz diz para ter sucesso e alcançar. A voz de Nouwen dizia para que ele passasse a maior parte de sua vida atendendo. Ele ensinava na Catedral de Notre Dame, Harvard e Yale. Escrevia mais de um livro por ano. Seu cronograma e ministério constantemente ameaçava sufocar sua vida espiritual. A outra voz era de Deus, dizendo que ele era amado incondicionalmente. Que ele não tinha nada a provar. Esta voz lhe disse que a meta do ministério era a reconhecer a voz do Senhor, sua face, e seu toque em cada pessoa que ele conheceu. Só nos últimos dez anos de sua vida, disse ele, o que realmente ouvia era a segunda voz.
  • O nível da Encarnação nos chama para fora de nossas zonas de conforto físico para atender pessoas onde quer que elas estejam.
  • "Ser ouvido está tão perto do ser amado que para a pessoa média, eles são quase indistinguíveis."
  • Jesus disse: "Um aluno não é o seu mestre, nem o servo acima do seu senhor" (Mt 10:24). Você e eu não morremos, literalmente, em uma cruz, como Jesus fez, mas vamos morrer de outras maneiras quando encarnarnamos. Custa tempo, energia, às vezes dinheiro e, quase sempre, uma ruptura com o nosso mundo livre de riscos. A longo prazo, no entanto, resulta em menos trabalho, pois é mais sobre ser do que fazer.
  • Encarnar é a prioridade da Igreja que define o sucesso. Já não é simplesmente "consertar" as pessoas, ou organizar o mundo em algo que glorifica a Deus. Trata-se de amar bem.
  • O sinal do Espírito no trabalho é o amor sobrenatural, não são os dons ou resultados bem sucedidos.
  • Considere Judas, Balaão, Saul e as palavras de Jesus no Sermão do Monte em Mateus 7:21-23. Além disso, o nível de poder e a utilização de dons através da vida de um cristão tem pouco a ver com a maturidade espiritual. Paulo também fala que você pode usar os dons e ainda ser muito um bebê espiritual. Isto é especialmente claro em I Coríntios 3.
  • Nosso crescimento em semelhança à Cristo exige nos livrar de nossas velhas duras cascas de proteção e permitir que Deus nos leve a um novo lugar.
  • Parei de esperar no Senhor por uma igreja crescente e comecei simplesmente a esperar no Senhor por ele mesmo.
  • Deus usa eventos e experiências desorientadores para realizar uma obra interior profunda. 
  • É uma ilusão imaginar que podemos liderar as pessoas em uma jornada espiritual que nós mesmos não fizemos. Quando negligenciamos nosso relacionamento com Deus, nenhum programa poderá substituir a superficialidade e obstinação que inevitavelmente seguirão. 
  • Mas estamos cercados por infinitas distrações e vozes que nos tiram da posição de estarmos sentados aos pés de Jesus. Entretanto, essa é a nossa única esperança de ver além das ilusões e do fingimento do nosso mundo e proporcionarmos liderança para os que estão ao redor. 
  • Quando nossa vida com Deus não é suficiente para sustentar nosso trabalho para Deus, também estaremos lutando contra nossa integridade. 
  • Contudo, a ênfase era para fora e para cima em direção ao crescimento externo, não para dentro e para baixo em direção a minha alma. 
  • O grande poder que há em separar pequenos períodos de tempo para oracao pela manha, no meio do dia e a noite infunde um profundo senso do sagrado, de Deus, no resto das actividades do dia. Todo o tempo é dele. 
  • Como anda o casamento do líder, assim anda a igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com a sua participação