
A consultoria ministerial da LEADER é desenvolvida com base em dois princípios: visão espiritual do Reino e passos práticos de planejamento. A LEADER não “vende” um “pacote ministerial” para a igreja. Cada igreja é uma realidade e para cada realidade há sugestões e propostas específicas. ENTRE EM CONTATO CONOSCO E FALE DA NECESSIDADE DA SUA IGREJA. TEMOS O TREINAMENTO QUE A SUA LIDERANÇA PRECISA.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
NOTAS DE LEITURA - PREGAÇÃO PURA E SIMPLES, Stuart Olyott
Onde Deus age, ali a pregação floresce.
O pregador nao fala com sua própria autoridade. Ele foi enviado e fala com a autoridade daquele que o enviou.
A pregação é constituída de quatro coisas: 1) É proclamar a mensagem dada pelo Rei. Isto não fala sobre a fonte da mensagem e a autoridade que a acompanha 2) É anunciar boas novas. Isto nos fala sobre a qualidade da mensagem e o espirito com que ela é apresentada 3) É dar testemunho dos fatos - Isto nos fala sobre a natureza da mensagem e a base na qual ela está constituída 4) É um esclarecimento das implicações da mensagem e a medida do seu sucesso.
Onde nao existe essa coerção interior, também nao existe um verdadeiro pregador.
Em circunstancias normais, o chamado do pregador é reconhecido de um modo ou de outro, pela igreja de Jesus Cristo. Este reconhecimento é designado, frequentemente de chamado exterior. Seria anormal um homem continuar pregando sem esse chamado. Todavia, muitas vezes as igrejas evangélicas possuem tão pouco discernimento e maturidade, são tão mundanas e dominadas pelo pecado, que são incapazes de reconhecer um homem enviado dos céus. O fogo dado por Deus arderá tão intensamente como sempre ardeu. A energia interior impelirá esse homem. Ele pregará, pregará e pregará de novo, porque a compulsão de seu intimo é invencível e o deixará sem opções.
Onde Cristo não é pregado, ali nao existe pregação.
Pregar exige uma pregação eficiente.
Não haverá um pregador verdadeiro, se tudo o que este disser nao estiver fundamentado em exatidão exegética.
Pecamos quando pregamos aquilo que achamos que as escrituras afirmam e nao pregamos o seu verdadeiro significado.
A prova de que voce teve uma experiência salvadora da parte do Espirito santo nao é o fato de que sentiu algo, e sim de que voce persevera na fé e produz fruto.
Nao estude para produzir um sermão. Estude afim de entender o texto. Esta á regra que o pregador tem de respeitar antes de qualquer regra. O sermão que voce prega eventualmente é quase nada, se comparado com aquela grandiosa obra que voce realiza no lugar secreto.
Os pregadores tem de aprender a amar a gramática.
Onde Cristo não é o centro, ali não há exatidão exegética.
É claro que a Biblia é um livro que fala sobre Deus e que nos ensina sobre Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo. Mas este Deus se relaciona conosco somente por meio de Cristo. O único Deus que existe é o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nunca se revelou a si mesmo, a não ser por meio de Cristo. Não há outro caminho para esse Deus, excepto Cristo. O Espirito que age em nós é o Espirito de Cristo. Quando chegarmos ao céu, o único Deus que veremos é Cristo. Nada mesmo pode ser teocentrico, se não for cristocentrico. Pensar que algo pode ser teocentrico sem ser cristocentrico é um enorme erro. Admitir que a Biblia é um livro que fala sobre Deus é admitir que ela fala sobre Cristo.
Dizem que nao há diferença real entre a pessoa que nao sane ler e a que nao quer ler.
Sim, pregadores cujos sermões nao tem conteúdo doutrinário devem abandonar a pregação. O Senhor nao os enviou.
A Biblia nos ensina que o nosso interior é realmente mais importante do que celebrações e símbolos exteriores, porque, se nosso coração nao está naquilo que celebra, toda a experiência será espiritualmente prejudicial.
A pregação que nao tem conteúdo doutrinário está arruinando a igreja.
“Para que seja eficaz, a pregação tem de ser reduzida de meras generalidades a carater pessoal e perceptível, influenciando os negócios e as afeiçoes de cada pessoa.” Charles Bridges.
O alvo do pregador é a consciência, sempre. Ele a atinge por meio da mente, esperando que a consciência motive a vida. Ele a invade, faz-lhe perguntas e insiste que ela pense e se comporte a luz da verdade pregada.
Onde não há paixão, não há persuasão.
Os pregadores nunca estimulam alguém, se eles mesmos nao estão estimulados.
Sermões pregados de modo negligente nao glorificam a Deus. Desapontam as pessoas, retardam o progresso do evangelho e provocam grande medida de rejeição.
A pregação que voce prepara nao pode ser divorciada de voce mesmo!
Cairemos no orgulho todos os dias, se esquecermos o nosso pecado, a cruz do Salvador e o fato de que nao podemos fazer nada sem a benção do Senhor.
Na pregação tem que haver combustível e fogo. O fogo sem combustível se apaga rapidamente, enquanto o combustível sem fogo é frio e inútil.
O pregador também nao deve repreender as pessoas presentes por causa do pecado daquelas que estão ausentes.
As frases são como tijolos, construirmos nosso sermão na mente das pessoas colocando um pensamento por vez.
Precisamos ter pensamentos profundos, mas precisamos também expressa-los com simplicidade.
“a pregação ao pregar está em falar normalmente” (Spurgeon)
Talvez uma boa regra é pregar durante trinta minutos ou um pouco mais, fazendo-os, todavia, parecer vinte minutos, pois a “verdadeira maneira de encurtar um sermão é torna-lo mais interessante” (H.W Beecher)
A pregação sem sentimentos não é pregação de maneira alguma. E não somente isso, é também um insulto a Deus.
“Em nome de Deus, irmãos, esforcem-se para despertar seu próprio coração, antes de subirem ao púlpito, a fim de que sejam capazes de despertar o coração dos pecadores.” Baxter.
Sem o toque do Espirito, a melhor pregação do mundo é nada.
Convicção é a mãe da verdadeira eloquência.
A palavra de Deus nos chama a rejeitar esse tipo de pregação. Ela nos exorta a abandonar discursos suaves, que tranquilizam as pessoas com um falso senso de segurança ou iludem-nas com um profundo senso de satisfação pessoal. A Biblia nos chama a pregar com convicção, fervor, energia e seriedade.
Visto que há tanta insensibilidade no púlpito, há muito mais nos bancos da igreja.
Nenhuma obra espiritual pode ser realizada onde o Espirito de Deus nao estiver agindo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conto com a sua participação