A parábola do filho pródigo (dos dois filhos perdidos) sempre foi para mim um dos textos mais apaixonantes das escrituras. Depois de ler o Deus pródigo a paixão por este texto aumentou devido a profundidade dessa abordagem que considero uma das mais precisas.
Tanto o farisaísmo do fundamentalismo religioso quanto o liberalismo são denunciados como caminhos equivocados que devem ser evitados. Keller propõe um caminho alternativo - viver segundo o evangelho. O filho mais novo e o filho mais velho precisam da graça. O filho mais novo reconhece logo sua carência da graça, já o filho mais velho por ser um cumpridor das regras (um religioso portanto) acaba se afastando dessa mesma graça. O que isto significa? Que o fundamentalismo é mais danoso que o liberalismo? De forma alguma. Os dois filhos estão perdidos e a graça é a solução para ambos. A proposta é viver e pensar segundo o evangelho. O texto de Keller portanto é fascinante e absolutamente pertinente. Valeu a pena ler e com certeza vale a pena ler de novo.
Com vocês as notas de leitura -
- A graça inconsequente de Deus é nossa maior esperança...
- No entanto, tais interpretações negligenciam a verdadeira mensagem da historia, uma vez que ha dois filhos, cada um representando uma maneira de permanecer alienado de Deus, e cada um representando diferentes modos de se buscar a aceitação no Reino dos céus.
- Jesus esta dizendo que tanto o religioso quanto o descrente estão espiritualmente perdidos, que ambos os estilos de vida são um beco sem saída e que todo e qualquer pensamento que a raça humana teve em relação a como se ligar a Deus, ate então, fora mero engano.
- Ele não se coloca ao lado nem do irreligioso nem do religioso, em vez disso, aponta que o moralismo religioso é uma condição de morte espiritual.
- Jesus em pessoa era o templo que colocaria fim a todos os templos, o sacerdote que findaria todos os sacerdotes, e o sacrifício que substituiria todos os sacrifícios.
- Os tipos de excluídos que Jesus atraia não são atraídos pelas igrejas contemporâneas, mesmo as mais progressivas.
- Tal fenómeno só pode ter um significado, se a pregação de nossos ministros e o serviço de nossos paroquianos não tem o mesmo efeito sobre as pessoas que Jesus tinha, então provavelmente não estamos proclamando a mesma mensagem de Jesus.
- Os rabinos ensinavam que, quando um norma da comunidade era violada, pedidos de desculpas não eram suficientes - nesses casos, era necessária alguma restituição.
- A melhor roupa da casa teria de ser a própria roupa do pai, um sinal inequívoco da posição restaurada da família.
- Nada, nem mesmo o arrependimento abjecto pode merecer o perdão de Deus. O amor e o acolhimento do Pai sao absolutamente gratuitos.
- O filho mau participa do banquete do pai, mas o filho bom não o acompanha. O amante das meretrizes é salvo, mas o homem da rectidão moral continua perdido.
- Isso equivale a dizer que voce pode se rebelar contra Deus e permanecer alienado em relação a ele tanto ao quebrar suas regras quanto ao obedecer a todos elas de forma diligente.
- É um pensamento profundo. Voce é capaz de se esquivar de Jesus como o salvador ao observar todas as leis morais. Quando voce segue tal caminho, entende que tem “direitos”. Deus deve a voce a resposta as suas orações, e uma boa vida, e um ingresso para o céu quando voce morrer. Voce não precisa de um Salvador que o perdoe por meio da livre graça, pois voe é seu próprio salvador.
- Os irmãos mais velhos obedecem a Deus apenas para atingir objectivos.
- Porque o pecado consiste não apenas em quebrar as regras, mas também em se colocar no lugar de Deus, como Salvador, Senhor e Juiz (assim como fizeram os dois filhos na tentativa de se apropriar da autoridade do pai enquanto ele ainda estava vivo).
- Ha duas maneiras de ser seu próprio Salvador e Senhor. Uma delas é ao quebrar todas as leis morais e estabelecer seu próprio rumo e a outra é ao seguir todas as leis morais e ao ser muito, muito bom.
- Os irmãos mais velhos dividem o mundo em dois: “ As pessoas boas (como nós) estão dentro, e as pessoas ruins, que são o verdadeiro problema do mundo, estão fora”.
- O pré-requisito para receber a graça de Deus é reconhecer a falta dela.
- Pode ser que Jesus estivesse tentando dizer que, apesar de ambos os projectos de auto-salvação estarem igualmente equivocados, eles não são igualmente perigosos.
- É impossivel perdoar alguém quando voce se sente superior a essa pessoa.
- Uma pessoa motivada pelo amor, em vez de pelo medo, não ira apenas obedecer a lei, mas ira voluntariamente procurar novas maneiras de conduzir os negócios com transparência e integridade.
- Os irmãos mais velhos tem a capacidade de fazer o bem para os outros, mas não pelo prazer da ação em si nem por amor pelas pessoas ou para o deleite de Deus.
- Quais os sinais dessa falta de segurança (do amor de Deus)? Um deles ja foi mencionado: toda vez que algo da errado na vida ou que uma oracao não é atendida, voce acaba se perguntando se é por não estar vivendo esse ou aquele aspecto de forma correcta.
- Quanto mais profunda for a relação amorosa, mais a conversa tendera para o lado pessoal e para o compromisso e o louvor. Os irmãos mais velhos são disciplinados no que diz respeito ao horario das orações que eles oferecem são quase todas associadas a pedidos e petições, em vez de um louvor espontâneo e prazeiroso. Na verdade, muitos irmãos velhos, apesar de toda a religiosidade, não tem, absolutamente, uma vida pessoal de orações, excepto nos períodos em que nada da certo na vida. Nesses períodos, essas pessoas devotam muito tempo as orações, ate que as coisas tornem a ficar boas. Essa atitude apenas demonstra que o objectivo principal da oracao dos irmãos mais velhos é controlar o ambiente em vez de ser entregar ao relacionamento intimo com um Deus que os adora.
- Ha muitas pessoas hoje em dia que abandonam qualquer tipo de fé religiosa por verem claramente que as grandes religiões estão cheias de irmãos mais velhos.
- Na parábola, Jesus descontrói a religiosidade, um dos principais problemas do mundo.
- Jamais encontraremos Deus sem que ele nos procure primeiro, mas devemos lembrar que ele pode assim proceder de diferentes maneiras.
- Era o orgulho por suas boas acções, e não o remorso por suas falhas, que impedia o filho mais velho de participar do banquete da salvação.
- Como disse um dos meus professores no seminário, a mais barreira entre os fariseus e Deus são “não os pecados, mas as condenáveis boas ações”.
- Lá, Jesus ficou nu de suas roupas e de sua dignidade, para que pudéssemos ser cobertos com a dignidade e a importancia que não merecemos.
- A principal diferença entre um fariseu e alguém que crê em Jesus é a motivação interior.
- Assim, parecer haver um aspecto no qual somos todos como o filho mais novo. Somos todos exilados, sempre com saudades de casa. Estamos sempre viajando, jamais chegando. As casas e as famílias de que realmente fazemos parte são apenas estalagens distribuídas pelo caminho, mas não são nossas casas. A casa continua a nos fugir.
- Não é mera coincidência o fato de historia após historia conter esse padrão do exílio. A mensagem da biblia é que a raça humana consiste de um bando de exilados tentando voltar para casa. A parábola do filho pródigo é sobre cada um de nós.
- Não iremos flutuar no ar, em vez disso, iremos comer, abraçar, rir, cantar e dançar no reino de Deus, com tanta forca, gloria e alegria que hoje nem podemos conceber.
- No entanto, a salvação não é apenas legal e objectiva, mas também experimental e subjectiva. A biblia insiste em usar uma linguagem sensorial em relação a salvação. Ela nos convida para provar e ver que o Senhor é bom, não para apenas concordar e acreditar.
- “A diferença entre acreditar que Deus é gracioso e experimentar a graciosidade de Deus é semelhante a diferença entre a crença racional de que o mel é doce e ter a noção exacta de tamanha doçura.”
- Deus criou o mundo com todas as cores, com todos os sabores, todas as luzes, todos os sonhos, com todas as formas de vida ligadas em sistemas interdependentes. Ele agora esta desfigurado, manchado e quebrado, mas Deus não ira descansar ate que o tenha consertado.
- Irmãos mais novos são muito egoístas e irmãos mais velhos são demasiado farisaicos para cuidar dos pobres.
- Voce não precisa se preocupar com dinheiro, pois a cruz é prova da importancia que Deus atribui a voce, e essa é toda a segurança de que voce precisa.
- A fé no evangelho reconstrói nossas motivações, o entendimento que temos de nós mesmos, nossa identidade e a visão que temos do mundo.
- Tentei explicar neste livro por que as igrejas - e todas as instituições religiosas - são tão desagradáveis. Elas estão repletas de irmãos mais velhos. Não obstante, evitar tais instituições por estarem cheias de irmãos mais velhos não passa de outra forma de farisaísmo. Alem do mais, não ha maneira de crescer espiritualmente que não esteja ligada a um profundo envolvimento com outros fieis. Não é possível viver uma vida crista sem um grupo de amigos cristãos, sem uma família de fieis na qual voce encontra seu lugar.
Obrigado por compartilhar. Continue com essa postura de compartilhar aquilo que Deus edifica em sua vida.
ResponderExcluir