- É compreensível falar de justificação do pecado quando ele nao apenas saiu de moda, mas as pessoas ainda querem um Deus que as abençoe em seus pecados, e nao um Deus que as livre deles? Nao há interesse pela justificação, mas sim pelo bem estar.
- O conceito de igreja tem sido adulterado pelo excesso de visão humana, de enfoque antropocentrico e de desprezo a base. Um edifício em cujo interior pessoas cantam hinos a Jesus pode estar muito longe do conceito Paulino de igreja caso essas pessoas nao tenham entendido que estão ali exclusivamente por causa de Jesus e para reafirmar seu compromisso com Cristo, e nao para uma catarse, para a comunhao interpessoal nem para passar momentos agradáveis.
- A igreja é um grupo de pessoas que conheceu a graça salvadora de Jesus, creu nele e se comprometeu com ele. Isso é base. O resto é adorno.
- A igreja contemporânea corre o risco de ser mais um evento cultural que teológico.
- A igreja é, pois a comunidade dos novos relacionamento, dos relacionamentos correctos.
- A verdadeira teologia precisa de espiritualidade. “O pensamento teológico só pode respirar numa atmosfera de dialogo com Deus” Thielicke
- Carisma sem carater é catástrofe.
- Para nós, o conceito de igreja grande é determinando pelo numero de membros, por sua posição social, pelas entradas financeiras ou pela imponência das instalações. Todos valores humanos , mercantis, materiais.
- Diferenças culturais nao invalidam princípios.
- Algumas igrejas são beligerantes e tratam as outras como rivais na luta por mercado, e nao como aliadas na pregação de Jesus Cristo como salvador da humanidade.
- O verdadeiros mentor nao só deixa o coração transparecer, a ponto de as lagrimas fazerem parte de sua vida e de seu ministério comum, como encoraja seus seguidores a fazerem o mesmo.
- O mentoreado procura entender o oracao do mentos e alinhar-se com ele, de modo que o abençoe, em vez de constituir-se em peso para o mentor.
- Ao optar pela independência, o homem perdeu a essência do glorificar a Deus e de adora-lo. Nao é por acaso que Paulo define a ação de entregar o corpo em sacrifício vivo como um ato de adoração.
- ...a salvação de acordo com Paulo nao está apenas em conquistar a insenção das penas do inferno, mas antes disso, em recolocar-se no estado pré-queda de dependência incondicional e total de Deus.
- ...o cerne do evangelho nao é meramente a salvação da alma do indivíduo, nem a concessão de uma apólice de seguro contra o fogo do inferno e dos efeitos escatológicos. Esse conceito de salvação, que se baseia mais na cruz que na ressurreição de Jesus Cristo, está fundamentado numa cosmovisão antropocentrica, ja que busca apenas os interesses humanos.
- ...uma coisa é fazer missões e pregar o evangelho apenas para levar as pessoas para a viagem ao céu, outra é mostrar-lhes o caminho da mortificação na cruz, de uma nova vida por meio da ressurreição e da evidencia de uma vida como nova criatura.
- Na teologia paulina, a adoração, antes de ser comunitária e publica, é individual. Nao há como adorar publicamente se pessoal e individualmente a vida nao estiver no altar.
- Paulo se defrontou com inúmeras questões Ética, para as quais precisou dar suporte com respostas orientadores as igrejas. Como vimos, em vez de estabelecer um manual de normas, Paulo ensinou princípios, por isso sua ética era principeista.
- Criamos comunidade cujo desejo exclusivo é escapar do inferno.
- A Igreja, os que foram chamados por Deus, incorpora uma sociedade alternativa incapaz de ser conhecida pelo mundo de acordo com os seus termos.
- Obediência ao ensino apostólico tanto liberta da escravidão quanto transforma pela santificacao. A chave é a identificação com Cristo.
- Onde mais o crente descobriria como ser cristão? O problema é que maioria de nossas igrejas consiste numa colónia de peregrinos. Em quase nada, seus membros diferem do contexto no qual o Espirito Santo os inseriu.
- Qualquer que seja a forma, a verdade é que as pregações se valem dos interesses pessoais do ouvinte. Quanto a nós, muitas vezes nosso único interesse é escapar do inferno.
- Paulo nos lembra que a salvação é um processo que nos acompanha ao longo da vida. Portanto, enquanto vivemos, estamos sendo salvos e os nao cristãos estão perecendo. Ela presume desenvolvimento e crescimento espiritual, intelectual e social. É uma penas que tantos crentes parem de crescer tão cedo na vida.
- Não é exagero afirmar que a reforma protestante do século XVI deve ser entendida como um retorno ao pensamento de Paulo.
- O Jesus dos liberais foi, de modo geral, reduzido a um mestre religioso que apenas defendia a ética do amor e a liberdade espiritual. A teologia foi reduzida a ética. Todo elemento sobrenatural do evangelho foi rejeitado ou passou a entendido como mito.
- A pregação realmente cristã é o testemunho pratico da fé em Cristo e nao uma resposta doutrinaria a perguntas dos que nele nao crêem. Na evangelização a exposição doutrinaria nunca pode substituir o testemunho da fé e da experiência pessoal com Cristo.
- Arrependimento no sentido evangélico, é um reajustamento de ideias e emoções, do qual nascera um novo modo de vida e de comportamento.
- O homem foi estabelecido como regente de Deus, o primeiro exemplo de terceirização na historia.
- A preocupação de Paulo era manter a ordem hierárquica expressa na Criação. O véu simbolizava a aceitação dessa hierarquia funcional, e nao essencial, por parte da mulher.
- Continuamos a propagar a estrutura hierarquia de poder própria do mundo antigo simplesmente porque o novo testamento foi escrito naquele contexto. Em vez disso, deveríamos avaliar com seriedade a estrutura verdadeiramente crista e ensinar a igualdade e a liberdade em Cristo.
- Nao devemos equiparar o Reino com a igreja, mas quando esta se submete verdadeiramente a Cristo, obedecendo a sua palavra. ela se torna o instrumento do governo de Deus. Esta imagem expressa o carater essencial da igreja como servo e a necessidade de permitir que sua vida, em todos os aspectos, esteja constantemente sob o domínio de Deus através da sua palavra.
- É imprudente tentar buscar a vida cristã em solidão pois isso contraria o proposito de Deus para sua igreja (Ef 4.1-16)
- ...a comunhao crista é uma extensão da própria vida do Deus trino.
- No Novo testamento ninguém vinha a igreja simplesmente para ser salvo e feliz, mas para ter o privilegio de servir ao Senhor. E nós deveríamos ter diante de nós o beneficio que recebemos de servir e trabalhar na igreja. (Barth)
- ...se a igreja é edificada por Cristo, prescrever o modo como ela deve ser edificada é também prerrogativa dele. (Calvino)
- ...os que deram generosamente colherão abundantemente do Reino. O que se doa nunca se perde, é semeado.
- Se contribuímos irreflectida e formalmente, a contribuição será irrelevante e mecânica. Mas, se em vez disso encararmos a colecta como parte integrante de nossa adoração e de nossa resposta ao chamado do Evangelho, ela assumirá um significado mais novo e rico.
- Se ela (igreja) nao mostra unidade na vida de seus membros e no relacionamento com outras igrejas genuinamente cristãs, sua reinvidicação de ser uma verdadeira igreja crista é posta em duvida.
- A Biblia é a despensa, e nós, os responsáveis por conhecer seu conteúdo e de lá tirar o alimento que salva vidas e edifica os salvos.
- Se há uma coisa que podemos aprender com esta metáfora (I Cor 4.2) é que o pregador nao providencia de sim mesmo a mensagem: ele a recebe. (John Stott)
- O que mudou nao foi seu (Paulo) pensamento teológico, mas sua cristologia.
- A palavra comunicada por Paulo concordava irrestritamente com seu modo de agir. cada palavra proferida estava intimamente ligada a sua vida. Nao era possível separar os conceitos da praxis: a teologia e a vida caminhavam juntas.
- O pregador verdadeiramente cristocentrico nao apenas conhece e tenta pregar uma cristologia adequada, mas vive de tal modo que Cristo pode ser visto em seu dia a dia. Nenhuma pregação será capaz de marcar e transformar vidas, se o pregador nao estiver marcado pelo Cristo que ele anuncia.
- Sobre a graça - “É o amor que nao se justifica pela natureza da coisa amada, mas por sua própria natureza, amor que insiste em amar quando teria tudo para deixar de amar”
- O método da pregação de Paulo - Pregava com simplicidade, Pregava exclusivamente a mensagem de Jesus, Pregava com humildade e Pregava no poder do Espirito.
- No conceito Paulino, o pregador é interprete da palavra de Deus, e sua aprovação depende de uma vida digna e de uma pregação diligente.
- ...há um desafio maior para os pregadores: mais que simplesmente falar da luz, precisamos viver e falar de tal modo que nossos ouvintes possam ver o brilho da luz. Para tanto, é necessário que o pregador viva crucificado com Cristo, e a pregação proclame a mensagem da cruz. No púlpito, não estamos simplesmente narrando fatos, mas comunicando vida.
- O sermão deverá ser instrumento eficiente nas mãos do ministro para acordar os sentidos espirituais, dar vida aos ouvintes, criar nova ação, cultivar a alma do povo. O sermão é o meu principal que Deus usa para a regeneração da humanidade, é o instrumento nas mãos do pregador para produzir vida. (J.W Shepard)
- Um sermão verdadeiramente bíblico constrói uma ponte sobre o abismo entre os mundos bíblico e moderno, e deve estar igualmente firmada em ambos.
- A nao ser que o pregador tenha principiado, continuado e terminado em oracao e louvor, ele nao está preparado, por mais sábio, belo ou inteligente que seja seu sermão e por mais tempo e fidelidade com que tenha labutado ao mesmo (Jonh Knox)
- A actual era da Igreja é o período da resolução.
- É exactamente a certeza do “agora” que estabelece o grande contraste com o “ainda não”. A própria grandeza de nosso hoje nos leva a olhar ansiosamente para o amanha ainda maior. Nosso maior anseio é uma abencoada alegria e sendo satisfeitos, nossa fome cresce ainda mais. (Eric Sauer)
- Carregar a cruz não é um ritual! É um chamado para se juntar a Jesus e seguir com ele.
- A ƒé cristã transformou o absurdo de um Messias sofredor na verdadeira pedra angular de seu monumento de fé. (Niebuhr)
- A autoabnegação é o caminho: um “não” ao egoísmo. Significa o abandono do eu e a capacidade de viver livre do fardo da previsibilidade e de expectativas rígidas, entregando-se a fidelidade de Deus.
- Talvez eu estivesse me tornando aos poucos um prisioneiro das expectativas das pessoas, em vez de um homem liberto pelas promessas divinas. (Nouwen)
- Somos chamados a ver de modo diferente e então, viver de maneira diferente, o mais diferente que pudermos, com a ajuda de Deus. (McFague)
- Por que continuamos a dar moedinhas como esmolas, sem coragem de olhar para o rosto do mendigo? (Nouwen)
- A teologia da cruz é impopular entre os que possuem muitos bens.
- Normalmente, o reino de Deus entra no mundo pela porta de trás das choupanas do servos, não pela porta principal da mansão do nobre. (Miroslav Volf)
- Nosso mundo foi alimentado com uma dieta de desespero e precisa ver documentos vivos de esperança.

A consultoria ministerial da LEADER é desenvolvida com base em dois princípios: visão espiritual do Reino e passos práticos de planejamento. A LEADER não “vende” um “pacote ministerial” para a igreja. Cada igreja é uma realidade e para cada realidade há sugestões e propostas específicas. ENTRE EM CONTATO CONOSCO E FALE DA NECESSIDADE DA SUA IGREJA. TEMOS O TREINAMENTO QUE A SUA LIDERANÇA PRECISA.
sexta-feira, 21 de março de 2014
NOTAS DE LEITURA - PAULO E SUA TEOLOGIA - Lourenço S. Rega (Org.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conto com a sua participação