Introdução - Este é o quarto e o mais profundo dos salmos penitenciais. As profundezas da experiência individual, o senso do pecado e a necessidade do perdão são claras aqui. No salmo 38 vimos um Davi enfermo, sua condição era tão lamentável que ele não encontrava forcas para se levantar da cama. Neste salmo Davi esta seriamente deprimido tanto é que ele clama pela alegria, ou seja Davi esta tomado de tristeza. Aqui o problema é a depressão, e ela tem sua origem no pecado cometido. Davi revela que chegou ao fundo do poço, nele Davi confessa seu pecado denunciado pelo profeta. Davi sabe que a restauração só será possível a medida que ele reconhecer a sua falha, o seu pecado. Neste salmo Davi confessa o seu pecado e não os seus pecados. Na verdade o pecado é um só - o pecado de rebelião contra Deus, todo pecado e antes de tudo uma rebelião contra Deus - neste pecado Davi infligiu vários mandamentos - ele adulterou, ele matou o seu melhor soldado, ele mentiu. Ele pecou contra o povo, contra Urias, contra betesseba, , mas no momento da sua confissão - Davi declara que ele pecou contra Deus - contra ti somente pequei. Por isso que no salmo 42 Davi fala do abismo que chama outro abismo, o pecado foi arrastando Davi cada vez mais. O Davi que adulterou em seguida arquitectou um assassinato, o Davi que matou foi o Davi que ocultou seu erro mentindo para o povo. Assim é o pecado, uma coisa hoje, outra amanha. A medida que o tempo passa o pecado vai te arrastando cada vez mais. O pecado tolerado é o que vai te dominar e te arrastar para a destruição.
Transição - Mas Davi está arrependido e confiante na misericórdia de Deus (por isso ele começa clamando pela misericórdia) por isso na sua confissão ele faz alguns pedidos: além do perdão Davi implora algumas coisas e é isso que quero compartilhar com vocês esta noite. O que Davi pede neste salmo? Quais sao as petições de Davi no salmo 51? Considerando o fato que somos pecadores e carentes da misericórdia divina, entendo que os pedidos que Davi faz aqui devem ser os mesmos pedidos que devemos fazer.
Portanto, em primeiro lugar,
- Davi pediu coração novo
- O coração de Davi já não era mais segundo o coração de Deus e por isso ele pede um outro coração. Davi entendeu que para a restauração fosse completa ele precisava de um novo coração, um coração segundo o coração de Deus.
- Quando é que precisamos de um outro coração? Quando o coração não está mais em sintonia com o coração de Deus. Quando o coração já não ama aquilo que esta no coração de Deus. Quando o coração já não á mais receptivo, quando o coração se torna endurecido.
- A dureza do coração de Davi se evidenciou nos sucessivos erros. Primeiro ele adulterou, ele poderia ter parado, mas não parou, o que veio em seguida? Davi Arquitectou a morte de urias? Porque? Porque seu coração estava endurecido. Por isso Davi pede um outro coração.
- Precisamos de um novo coração quando este se mostra distante na adoração. Deus na sua palavra denunciou o distanciamento do coração ao dizer - este povo me honra de lábios, mas o coração esta longe de mim.
- Onde esta seu coração agora? Será que voce não precisa de um novo coração? Este é o pedido que Davi faz - cria em mim um coração puro.
Em segundo lugar
II. Davi pediu purificação
- No salmo 51 Davi pede - lava-me. Mas não se trata apenas de um banho. Na verdade Davi esta pedindo para ser purificado e esta obra só Deus pode fazer.
- O pecado é uma lama, uma sujeira que rouba a dignidade das nossas vestes espirituais.O homem foi criado e estabelecido como coroa da criação. O que isto significa que Deus vestiu o homem de honra. O que o pecado fez? Roubou a honra, e no seu lugar estabeleceu a desonra.
- Davi entende que seu estado já não reflecte mais a gloria de Deus. As pessoas olham para Davi e o que vêem? O que ganhou muitas batalhas, que derrotou reis, gigantes? Não. O que eles vêem - um homem que pecou. É isto que o pecado faz - tira a dignidade, leva a honra embora. Davi precisava passar por um processo de purificação.
- Reflectimos a gloria de deus em nossas atitudes? em nossas palavras? em nossos relacionamentos? Se não, precisamos então de uma purificação e o que isto significa? Novas vestes. Quando penso em novas vestes, penso no filho pródigo que quando voltou logo recebeu novas vestes. Porque o pai mandou trocar as roupas do seu filho? Porque aquelas roupas sujas não reflectiam o cuidado do pai, o amor do pai, o carinho do pai. Por isso o Pai mandou providenciar roupas limpas que reflectissem seu amor e seu cuidado. Deus nos ama tanto que ele não aceita que estejamos vestidos de desonra. Quando nos arrependemos e voltamos ele nos veste de roupas de honra. Isso é ser purificado.
Em terceiro lugar,
- Davi pede um espirito inabalável
- Entenda inabalável como firme, estável, constante.
- Davi mostrou toda sua inconstância ao permitir o erro na sua vida. Ele nao mostrou firmeza diante da proposta, da sedução. Ele podia ter resistido a tentação, ele podia ter virado as costas para o pecado, mas o que ele fez? Ele cedeu! Quando cedemos as propostas do pecado mostramos a falta de firmeza e de espirito inabalável em nossas vidas. Será que não precisamos desta firmeza?
- todos os dias somos bombardeados são propostas que aparecem, facilidades, atalhos, benefícios, aplausos. Ate Jesus foi bombardeado. O problema não esta em ser tentado mas em ceder a tentação. E só quem tem espirito inabalável tem coragem suficiente para dizer não. Entenda as vezes voce será taxado de quadrado, fanático, babão do pastor, vão dizer que voce quer ser mais do que todo mundo. Quem tem espirito inabalável não se incomoda.
- Olha o que diz Davi restaurado e com um espirito inabalável -
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Salmo 125.1
- Peca ao senhor esta firmeza. No salmo 38 Davi fala do Deus que firma nossos passos. Quando Deus firmar os teus passos, voce deixara de ser esta pessoa inconstante, que é levada por qualquer opinião. Deus te dará estabilidade, É só pedir.
Em quarto Lugar
- DAVI PEDE ALEGRIA
- A alegria de Davi se foi, por isso ele pede - torna a dar a alegria da tua salvação.
- Onde foi parar a alegria de Davi? O pecado roubou. O pecado é tão terrível que faz a alma definhar de tristeza.
- A tristeza vem da culpa, do arrependimento, da vergonha, da perda. Imagino a diferença daquele que Davi que dançava quando trazia de volta a arca da aliança para Jerusalem. Ele pulava, ele dançava, ele não estava nem ai para os religiosos, para os críticos, tamanha era a sua alegria.
- Mas o pecado veio e desfigurou Davi -
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
- Davi se torna irreconhecível por causa da sua tristeza. É o seu caso? Onde esta aquela pessoa alegre, disposta, corajosa, ousada, determinada? Davi entenda que para recuperar a alegria ele precisa voltar a fonte- Da-me a alegria da tua salvação. Voce não vai recobrar a alegria com os amigos, voce não vai recobrar a alegria ouvindo palestras motivacionais. Voce vai recobrar a alegria prostrado diante daquele que é a fonte de alegria perene. E é isso que Davi faz, é isso que voce deve fazer.
Conclusão - De todos os pedidos que Davi faz existe um que se destaca - Não retires de mim teu espirito santo. Davi se sentia só, o pecado lançou Davi numa solidão terrível, afinal ele pecou e com isso muitas pessoas ja não acreditavam tanto em Davi. Mas ha algo interessante neste pedido. Davi não esta pedindo a presença do Senhor de volta. Ele pede a alegria de volta, ele pede outro coração, ele pede um espirito firme, mas aqui ele pede - não retires. Ou seja, Davi sabia que apesar dos pesares Deus estava ali presente. Davi sabe que a razão dele ainda estar vivo se deve a presença do Espirito de Deus. Em outras palavras - podemos perder tudo, tudo, menos a presença de Deus nas nossas vidas. Se perdemos a presença de Deus ai sim perdemos tudo e nada mais resta. O que Davi esta pedindo então - é na tua presença que eu quero estar, não me prive disso, não retires a tua presença da minha vida.
Qual o seu pedido hoje? Deus respondeu os pedidos de Davi? Abra a sua biblia no salmo seguinte - cap 52.8 e 9
Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.
Salmos 52:8-9
A oliveira era plantada no pátio do templo. Davi esta falando da sua firmeza e da benção de estar perpetuamente na presença de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conto com a sua participação