domingo, 15 de abril de 2012

CONFISSÕES DE UM ADORADOR - PARTE 3 (SALMO 38)

Introducao - Seja bem vindo a celebracao da família. Hoje quero compartilhar com vocês a terceira parte da serie confissões de um adorador, hoje baseada no cap. 38 de salmos. Antes de qualquer coisa preciso dizer que este salmo chega a ser desesperador. O quadro que Davi apresenta aqui é muito semelhante ao de Jó, a diferença é que Jó estava vivendo um momento de provação enquanto Davi na verdade  estava colhendo as consequências do seu pecado. Mas o salmo é tão desesperador que Davi faz um pedido no final - Vem logo Senhor que eu não estou aguentando. Alguém ja disse isso alguma vez na sua caminhada? Davi clamou pedindo urgência do Senhor. Mas o que faz deste salmo um dos mais desesperadores salmos penitenciais? Davi aqui esta seriamente enfermo e ele atribui ao pecado a causa desta enfermidade. Um certo medico cristão comentando este salmo chegou a conclusão que os sintomas aqui apresentados são de uma sífilis terciária em estado avançado. Veja ele fala de feridas que cheiram mal , que são nojentas e que ardem, da sua fraqueza,  do seu estado de loucura, do coração que bate descompassado e da cegueira que lhe sobreveio. O quadro é lamentável e alem disto tudo Davi enfrenta esta situação na mais absoluta solidão - os amigos e os companheiros se foram. Para tornar a situação ainda mais insuportável os inimigos de Davi fazem a festa em cima de tudo isto levantando calunias e difamando-o. Disso tudo tiramos duas lições - 1) o pecado não só afecta o espirito, o pecado traz serias consequências para o corpo - Davi atribui toda esta situação ao pecado cometido e em segundo lugar 2) Nem sempre tudo vai bem. Voce pega o salmo 23 e coloca ao lado deste salmo - parece um outro Davi. Na verdade é o mesmo Davi vivendo situações antagónicas, ou seja nem sempre tudo vai bem. 
Transição - mas nestes momentos o que vai determinar a vitoria será exactamente as decisões que tomamos, e Davi aqui tomou importantes decisões. Algumas pessoas pedem a morte ou entregam os pontos. Davi não. Ele tomou algumas decisões que agora ele confessa como adorador legitimo. Que Decisões mudaram toda aquela situação? O Cap. 40 vão apresentar um Davi restaurado e curado. É isto que quero compartilhar com vocês esta noite. Em primeiro lugar Davi 
  1. TOMOU A DECISÃO DE AQUIETAR-SE
  1. A situação de Davi era tão alarmante que ele chega falar da sua loucura. Imagine a ansiedade, o desespero batendo a porta. Nestes momentos queremos ouvir uma palavra, um conselho, uma palavra de conforto. Nestes momentos queremos desabafar toda nossa indignação e raiva (principalmente contra aqueles que nos abandonam). Mas o que faz Davi - aquieta-se.
  2. É isto que diz o texto - mas eu como surdo não ouço e sou qual um mudo que não abre a boca. Estão falando de Davi, mas Davi prefere não ouvir. Davi podia sair em sua auto-defesa mas prefere se calar. A decisão foi - vou me aquietar. 
  3. Queridos sei que ha momentos que o impulso é de sair quebrando tudo, mas a melhor coisa a se fazer é aquietar-se. Porque? A quietude é uma demonstração de confiança. O salmo 46.10 fala disso - aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. O que Deus esta dizendo aqui - que ele esta no controle, que ele fará as coisas acontecerem no seu devido tempo.
  4. Mas quando caímos na armadilha da ansiedade perdemos a fé e tentamos fazer as coisas do nosso jeito. 
  5. Davi entendeu que a melhor coisa que ele podia fazer era se calar, se fazer de surdo. Davi entendeu que no mundo existem muitas vozes e se voce dá atenção a todas elas voce acaba entrando em desespero porque cada pessoa diz uma coisa diferente. Portanto a melhor coisa a se fazer é aquietar-se
Transição - mas Davi foi alem nas suas decisões, em segundo lugar 
  1. TOMOU A DECISÃO DE ESPERAR
  1. O tempo da espera é altamente necessário na vida daquele que deseja aprofundar seu relacionamento com Deus. 
  2. Mas porque tenho que esperar? Será que Deus não esta pronto para me abençoar? Deus sempre esta pronto, a biblia diz que as mãos do Senhor estão constantemente estendidas para abençoar. 
  3. Na verdade nós é que muitas vezes não estamos prontos. A fé é rala, o compromisso é parcial, a disposição quase não existe e ainda assim queremos a benção de Deus. 
  4. Quando Davi decide esperar, na verdade ele esta se abrindo para um tratamento de Deus. As vezes entendemos este tempo de forma errónea. Achamos que esperar significa - armar uma rede, deitar e se balançar ate a benção chegar.
  5. O tempo da espera é o tempo que Deus esta trabalhando a nossa fé, tratando nossas deficiências. Decidir pelo tempo da espera significa decidir pelo tratamento de Deus, e Davi desejava isso, ele ja não pensava mais em fugir deste tratamento. Tanto é que ele toma atrelada a este decisão uma outra decisão 
  1. DE NAO ESCONDER MAIS O SEU PECADO 
  1. Semana passada vimos no salmo 32 a experiência amarga de Davi ao tentar esconder o seu pecado. O texto diz que ele “Calou” e como consequência “ele envelheceu”.
  2. Aqui no salmo 38 ele ja não cala mais o seu pecado, ao contrario - ele confessa a sua iniquidade. Agora quero chamar sua atenção para algo importante aqui - no texto Davi diz - Confesso a minha iniquidade, entristeço-me por causa do meu pecado. 
  3. Davi confessa porque esta arrependido. Arrependimento é tristeza pelo pecado cometido. Portanto a confissão não é o mero falar. Só confessa quem realmente esta arrependido e é lamentável dizer - mas muitas pessoas ja não sentem mais o peso do pecado. 
  4. Sao pessoas que perderam a sensibilidade e por isso a palavra mais comum na boca delas é - não tem nada a ver. 
  5. So pessoas sensíveis a direcao do espirito entendem a necessidade de arrependimento. Muitos a sua volta vão dizer - isto é besteira, Deus não esta preocupado com isto, voce tem uma vida para aproveitar. Mas se Deus é o centro da tua vida, voce vai ignorar estas vozes e vai buscar o arrependimento. Foi isto que Davi fez. Ele ja não pensa em fugir da realidade do seu pecado, ele não coloca a culpa em ninguém - ele sempre diz - minha iniquidade, meu pecado.
Conclusão - O salmo termina num tom de desespero. Davi experimentou o abandono de todos, ele não consegue imaginar-se abandonado pelo próprio Deus por isso ele - não me desampares, não te afastes de mim. O que aconteceu com Davi depois disto? Abra a sua biblia no salmo 40 (ler todo o salmo). Davi não foi abandonado. Voce não será abandonado pelo Senhor. No final voce dirá como Davi - Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conto com a sua participação