quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NOTAS DE LEITURA DO LIVRO "REFORMISSÃO" DE MARK DRISCOLL

Ja vi muitos pastores atacando as iniciativas da igreja emergente, inclusive ja vi alguns rotulando a igreja emergente como Laodicéia dos nossos dias. Ja vi também muita gente questionando o fenómeno da pós-modernidade. A pergunta que faço neste momento é - a cabeça destas pessoas só serve para separar as orelhas? É claro que existem extremos no movimento emergente, mas não se pode colocar em xeque a autenticidade e a necessidade destas iniciativas. 
Enquanto para muitos a pós-modernidade é um tremendo desafio, o bicho papão dos nossos dias, tomo a liberdade de considera-la uma benção. Isso mesmo. Por conta das exigências deste novo tempo, a igreja terá que se converter novamente ao Evangelho ou pelo menos tentar redescobri-lo. A sociedade pós-moderna exige relevância e somente uma igreja fiel ao Evangelho poderá atender tais exigências. 
Deixo voce com minhas notas de leitura:
-...aprendi que a reformissão exige que os cristãos e suas igrejas se coloquem de joelhos, e continuamente confessem os seus vícios de moralidade e de aparência do bem, porque essas coisas definitivamente não atingem o coração, nem transformam a vida das pessoas. 
  • No final de tudo, aprendi que a missão de Deus não é produzir um grupo de pessoas respeitáveis e de moral elevada, mas criar um movimento de pessoas santas que sejam missionarias cheias de amor, a ponto de se sentirem confortáveis sendo elas mesmas no convívio com os pecadores perdidos, e consequentemente, assim fazendo, venham a se parecer mais com Jesus do que a maioria dos seus pastores. 
  • Isso é o que verdadeiramente nos protege contra o pecado, porque o único modo de se evitar o pecado, não é evitando os pecadores, mas é ficar grudado em Jesus. 
  • Assim a medida que o Evangelho se propaga em direcção as novas culturas da nossa época e que novas culturas emergem, devemos lutar para peneirar o que é cultural separando-o do que é bíblico. 
  • A reformissão é a capacidade do velho Evangelho de responder, sem ruborizar-se, as questões que emergem a partir das novas culturas. 
  • Indiscutivelmente, muitos cristãos e igrejas preferem o passado em relação ao presente ou ao futuro, porque o passado ja esta acabado. 
  • O resultado do tradicionalismo é um cristianismo que tem todas as respostas certas para todas as perguntas erradas, porque as perguntas que no passado eram cruciais  não estão sendo mais feitas. 
  • O evangelho não é simplesmente ter os meus pecados perdoados e esperar sentado ate que chegue a hora de partir para o céu, ou da volta de Jesus. O evangelho nos constrange a participar junto com Deus da cultura na qual vivemos. Um evangelho que que não nos impele para a reformissão ignora tanto os deveres quanto as delicias de ser cristão. 
  • Para que permaneçamos ligados na reformissão devemos continuamente ver Jesus como o meio e o final da vontade de Deus, e procurarmos tanto proclamar sua verdade quanto vivenciar seu estilo de vida...
  • Ele não nos mandou salvar ninguém. Sao duas coisas diferentes, mas a gente acaba pensando que talvez não esteja fazendo a nossa parte. 
  • A reformissão exige que cada cristão e cada igreja entenda que fazer missões não é algo que se faz, mas algo que se é. Todos fazemos missão com Jesus todos os dias. A questão é se estamos sendo bons ou maus missionários.
  • Quase sempre elas se convertem primeiro a igreja e a amizade com seus membros e depois a Deus, ao qual chegam a conhecer através das amizades e das experiências na igreja. 
  • Isto evitara que elas sejam cristas carnais, vivendo sem arrependimento nem santidade, que equivocadamente acreditam que foram salvas porque conseguiram captar o sentido de algumas questões teológicas. 
  • Somente através de um olhar arrependido poderemos enxergar que Deus tem um plano através do poder do evangelho da graça, para construir uma comunidade de pessoas transformadas. 
  • A verdade é que as pessoas, em sua maioria, são contraditórias e não são lógicas ou coerentes em sua maneira de raciocinar
  • O truque para descobrir quais são os valores das pessoas é investigar como elas gastam seu tempo, energia, dinheiro e como demonstram sua paixão. 
  • Um ideal é o que voce deseja, valor é o que voce pratica. 
  • Para sermos fieis ao espirito da reformissão, devemos nos aprofundar numa cultura, fazendo amizade com as pessoas para nos informarmos e para que evitemos fazer julgamentos errados. 
  • As igrejas da reformissão tem que reexaminar e reajustar continuamente seus estilos musicais, websites, sua estética, acústica, programação e quase tudo, com excessão da Biblia, num esforço para comunicar efectivamente o Evangelho para o maior numero possível de pessoas das culturas ao seu redor. 
  • Isto se deve, em parte, porque os valores que impulsionam nossa cultura nacional fizeram a transição de o grande come o pequeno para o rápido come o lento. 
  • Cristãos restritivos vão longe demais e consideram tudo um pecado universal, proibindo algumas actividades culturais que a biblia não proíbe....
  • ...o livro (de Jonas) mostra que todos nós, como Jonas, amamos as coisas que Deus nos dá - casas, carros, hobbies, saúde, amigos - mais do que nossas cidades grandes com sua gente espiritualmente cega e que nos aborrece. 
  • A natureza pecaminosa de nosso coração é a raiz de todos os problemas culturais e pecados. O coração não redimido é um glutão que tem fome de pecado e morte. 
  • ... a medida que mais pessoas vivam com um coração novo, teremos novas famílias, novas igrejas, novos negócios e novos governos, os quais em conjunto, transformarão a cultura.
  • Mundanismo é o conjunto de pecaminosidades que fluem do coração humano e poluem a perfeita criação de Deus. 
  • Portanto, viver em reformissão requer um pensamento renovado de tal forma que sejamos moldados não pelos padrões, valores e pelo andamento deste mundo, mas pelo reino de Jesus. 
  • E o mais assustador de tudo são os pastores que se tornaram mundanos, mas permanecem como pastores que pregam um evangelho que não pode salvar, porque esse evangelho não passa do eco vazio de um mundo amaldiçoado. 
  • Existem elementos dentro de cada cultura que poderiam ser usados para se opor a Deus, e a sua obra na terra,mas quem em si mesmos são neutros , podendo ser usados tanto para o pecado quanto para a adoração.
  • A reformissão exige que o povo de Deus tenha discernimento para filtrar, usando um sistema teológico bíblico, tudo que encontrem nas culturas, crista ou não crista, de modo que possa reter o que é bom e rejeitar o que é mau. 
  • Assim, também, a cidade onde voce vive é o lugar de exílio babilónico onde Deus o colocou para fazer reformissão. Por isso, voce tem a incumbência de ser sábio, fiel e frutífero, como Daniel foi, para que o Evangelho venha a criar raízes no solo da sua babilónia. 
  • Esta forma de cristianismo manifesta-se onde as pessoas buscam experimentar uma onda espiritual, vagando de igreja em igreja e de evento em evento, como se fossem um  viciado em busca da próxima dose, esperando ser tocadas por Deus através do ultimo garçom espiritual ungido que esteja servindo taças com doses de divindade excêntrica.
  • Por isso, Jesus orou para que vivêssemos uma vida na tensão da reformissão, com o evangelho numa mão de qualquer uma das duas, de forma que sejamos simultaneamente fieis ao texto das escrituras e ao contexto do nosso ministério. 
  • Eventualmente, os sectários tornam-se tão ultrapassados e distantes das pessoas do mundo que suas igrejas tornam-se parecidas com um museu dedicado ao passado, com placas indicativas tão sem sentido, na beira da estrada, que mais parecem um telegrama maluco vindo de um planeta alienígena. 
  • Com o passar do tempo, a mentalidade proibidora tornou-se tão enraizada no pensamento evangélico e fundamentalista que actualmente tornou-se uma crença sectária que visa a manter o povo de Deus fora dos bares, clubes e jantares onde os pecadores se reúnem para fazer amizade e compartilhar suas memórias - exactamente o tipo de lugar onde Jesus costumava ser visto. 
  • reformissão não significa abstenção, significa redenção. Tenho que mergulhar na cultura de modo que tudo que Deus fez de bom seja retomado e usado de um modo que o glorifique. 
  • Na realidade, a cultura é uma velha prostituta,e a modernidade e a pós-modernidade nada mais são do que seus vestidos, um velho e um novo. 
  • Quando nosso alvo passa a ser a inovação, ao invés da fidelidade, inevitavelmente nos transformamos, basicamente, em um novo tipo de herético que consegue acomodar Deus e seu Evangelho ate o ponto em que, como disse Paulo aos Corintios, teremos outro evangelho e um Jesus diferente. 
  • Muitas criticas ao cristianismo moderno são as legitimas e tremendamente necessárias. Todo movimento de Deus para redimir a cultura começa com um sentimento de frustração e com uma reação. 
  • Se simplesmente, dermos as pessoas o que elas querem, não estaremos dando o de que elas precisam. 
  • ...se o povo não receber as informações da fonte de aguas vivas das escrituras, a sede acabara levando-o a beber a agua da privada, da pornografia e da perversão. 

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